Acupuntura

A acupuntura teve a sua origem na China há milhares de anos e é parte integrante da medicina tradicional chinesa.

Remonta há mais de 2.500 anos, quando os antigos médicos chineses desenvolveram esta prática com base na observação cuidadosa do corpo humano e na sua relação com o meio ambiente.


A acupuntura está fundamentada em dois princípios-chave: o Qi (energia vital) e os meridianos. O Qi é considerado a energia vital que flui em todo o nosso corpo mantendo-o equilibrado e saudável. Os meridianos são canais por onde o Qi circula.


A base da acupuntura incide na estimulação de pontos específicos, que estão localizados em todo o corpo. Estes pontos estão conectados com os meridianos, que, quando estimulados corretamente ajudam a regular o fluxo de energia e a promover o equilíbrio do corpo. Adota uma abordagem holística, considerando não apenas o corpo, mas também a mente e as emoções. A acupuntura ajuda a equilibrar a energia vital (Qi) e a promover a harmonia entre o corpo e a mente.

Evidências Cientificas - Terapia Reconhecida pela OMS

É uma terapia versátil com benefícios comprovados cientificamente. Numerosos estudos têm demonstrado os benefícios reais da acupuntura que continua a destacar-se como uma opção de tratamento viável e seguro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a acupuntura como uma terapia válida e eficaz para várias alterações de saúde. As recomendações da OMS incluem uma lista de patologias nas quais a acupuntura é considerada eficaz, como por exemplo, algias lombares, enxaquecas, osteoartrite, entre outras.

Benefícios da Acupuntura

A acupuntura é amplamente reconhecida pelo seu potencial no alívio da dor. Ela pode ser eficaz no tratamento de diversos tipos de dor (aguda ou crónica), como por exemplo; dores nas costas, dores musculares, articulares, entre outras. Também pode ser um tratamento complementar valioso nas doenças crónicas, tais como artrite, fibromialgia, entre outras.

Os benefícios reais que a acupuntura oferece, desde o alívio da dor até à redução do stresse e ansiedade promove relaxamento, equilíbrio emocional e melhoria da qualidade de vida.

Terapia Complementar à Fisioterapia - Benefícios

A acupuntura não é uma abordagem isolada, mas sim uma terapia que pode integrar e complementar a medicina ocidental, oferecendo uma abordagem abrangente para a saúde. Pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas de tratamento, como fisioterapia e terapias complementares, para proporcionar resultados ainda mais eficazes.

Quando a acupuntura é combinada com a fisioterapia, os resultados podem ser potencializados. A acupuntura e a fisioterapia complementam-se no tratamento da dor, na recuperação e melhoria da função física.

Terapia Sem Dor

A acupuntura é frequentemente associada a agulhas, o que pode gerar alguma preocupação relativamente à dor durante o tratamento. No entanto, as agulhas são extremamente finas e flexíveis, o que minimiza o desconforto durante a puntura. Na verdade, a maior parte dos utentes relatam uma sensação de relaxamento durante os tratamentos.

Terapia Sem Riscos

A acupuntura é uma terapia segura quando realizada por profissionais qualificados e experientes. As agulhas utilizadas são estéreis, descartáveis e utilizadas apenas uma vez, não havendo riscos de transmissão de infeções.

Após terminar a consulta, esteja atento aos sinais do seu corpo. Cada pessoa pode reagir de maneira diferente ao tratamento, e é importante respeitar os limites e as necessidades individuais.